INCLUSÃO

Aplicativo que traduz site da Prefeitura para Libras foi aprovado por usuários

Tecnologia inclusiva é uma parceria entre as secretarias de Comunicação e Direitos da Pessoa com Deficiência

Aplicativo que traduz site da Prefeitura para Libras foi aprovado por usuários Créditos pela imagem: Divulgação

A comunidade surda de Avaré participou ativamente da escolha do aplicativo Hand Talk, que traduz textos e ícones da página oficial do município para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Disponível no site avare.sp.gov.br desde maio, a ferramenta é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Comunicação e a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD), que solicitou a implantação do sistema.

O aplicativo foi testado por 15 dias pelo público-alvo, processo que contou também com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). A Comunicação colocou o dispositivo no ar após a aprovação dos usuários.

Desde então, o Hand Talk vem ganhando cada vez mais adesão. O CMDPD classificou a tecnologia inclusiva como uma “conquista importante para a comunidade surda”.

O aplicativo

Para acessar a ferramenta, basta acessar o site avare.sp.gov.br e clicar no ícone “Acessível em Libras” localizado no lado direito da tela.

O usuário então é apresentado ao personagem Hugo, intérprete 3D que faz a tradução dos textos e ícones para a Língua Brasileira de Sinais. Basta clicar com o cursor sobre o local de interesse.

É possível ainda alterar a velocidade da tradução e mudar o tema de fundo do personagem, aplicando contraste à tela.