Avaré contra o coronavírus
SAÚDE

Agendamento de consultas por telefone é ativado


Agendamento de consultas por telefone é ativado Créditos pela imagem: Internet

Na quinta, 1o de Junho, o agendamento de consultas na rede municipal foi ativado pela Secretaria de Saúde. O serviço, antes conhecido como disque saúde, mudou de nome para que a população tenha a exata percepção de sua finalidade e agora passa a ser conhecido como DISQUE CONSULTA.

Através do número (14) 3711.2410, de segunda a sexta-feira, entre 8 da manhã e 2 da tarde, os pacientes podem agendar consultas em diversas especialidades com uma simples ligação para a central de agendamento, localizada no Posto de Saúde I – conhecido como “Postão da Rua Acre. Somente Consultas podem ser agendadas pelo canal.

De início, a Secretaria de Saúde disponibilizou 6 atendentes que trabalham simultaneamente no registro das ligações. Pelo número, Médicos Especialistas de 14 áreas da medicina podem ser acessados por meio de agendamentos prévios. São elas: Ginecologia, Pediatria, Vascular, Otorrino, Cirurgia Geral, Psquiatria, Cardiologia, Neurologia Clínica, Neurologia Cirúrgica, Ortopedia, Pneumolgia, Gastroenterologia, Urologia e Oftalmologia.

A cada atendimento realizado pelo serviço, um número de protocolo é fornecido ao paciente que terá que apresentá-lo a unidade de saúde quando do seu comparecimento para a consulta.

Procura alta

Apenas no primeiro dia, foram atendidas 461 ligações que resultaram em agendamentos efetivos em todas as especialidades. Além disso, outras 45 ligações foram registradas com informações úteis aos pacientes.

Ampliação

Num segundo momento, a Secretaria de Saúde vai ampliar o horário de atendimento. Para isso, deve contratar mais telefonistas e treiná-los para o atendimento.

Informatização

Devido à urgência no retorno do serviço de agendamento telefônico, o departamento ainda trabalha com boa parte da estrutura herdada da última gestão. Por essa razão, em alguns momentos, devido a grande procura, o sistema telefônico do Posto de Saúde I congestiona impossibilitando a conclusão das chamadas. Um processo de informatização completa do Disque Consulta já está em andamento e, em breve, uma nova tecnologia será colocada a disposição.

Agendamento Físico
As pessoas que buscam a marcação de consultas com a Clínica Médica, sem a necessidade um especialista, poderão realizá-las diretamente nas unidades de Saúde mais próximas de suas residências. O Disque Consulta não efetua esse tipo de agendamento.

Unidades

Em Avaré, atualmente, existem 8 Postos de Saúde da Família – PSF e 5 Unidades Básicas de Saúde – UBS. A média de consultas mensais em toda a rede municipal, incluindo o Pronto Socorro, chega a quase 14 mil atendimentos.

Investimento

A Prefeitura de Avaré concluirá, nos próximos meses, a informatização de todas as unidades de saúde do sistema municipal. Com isso, o controle de medicamentos e de todos os atendimentos será compartilhado para que o gestor possa direcionar as ações de acordo com dados de demanda mais apurados.

Hoje, 9 unidades já estão com o sistema e infraestrutura instalados. Assim que as demais unidades receberem os softwares e equipamentos, a interligação será acionada.

O retorno do serviço já estava programado para ocorrer ainda esse ano, foi antecipado atendendo a reivindicação da população.

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar