Avaré contra o coronavírus
DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

2o Simpósio do Transtorno do Espectro Autista ocorreu no último dia 7

Evento contou com palestras e interpretação em libras


2o Simpósio do Transtorno do Espectro Autista ocorreu no último dia 7 Créditos pela imagem: Divulgação

Aconteceu no último dia 07 o II Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista na Câmara Municipal de Avaré, organizado pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


O evento reuniu mais de 300 pessoas, composto por entidades de toda região como Apaes, escolas, faculdades, autoridades no assunto, familiares, pessoas com o transtorno e da gestora de Saúde da Rede Lucy Montoro de Reabilitação, Fabiana de Macedo, representando a Secretária de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracellia Costa.


O simpósio contou com palestras e mesa redonda, onde a terapeuta Natalia Rocha fez a mediação, na qual pais e crianças com autismo deram os seus depoimentos sobre suas vivências, dificuldades e conquistas.


A palestrante Dra. Andrea Siqueira Campos Monti abriu o evento. Médica responsável pelo ambulatório de Autismo do HC FMB UNESP Botucatu, apresentou o que é autismo, o atual paradigma da condição, testes de avaliação e formas de estimulação. 


Já a palestrante Viviane Teles Vidal Dalanesi, mestre em Docência com Foco em Educação Especial - TEA e doutoranda do programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp/Bauru, falou sobre a escolarização de crianças e jovens com T.E.A, apresentando produtos educacionais que facilitam o processo de ensino aprendizagem.


A última palestra foi realizada pela mestre Laiza Oliveira Vilela, psicóloga clínica, doutoranda e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp/Bauru, que falou sobre as contribuições da psicologia no diagnóstico e tratamento do T.E.A. 


O simpósio transmitiu um vídeo do jovem avareense Victor Santos, que tem o Transtorno do Espectro Autista e faz o curso de Biologia na Universidade Federal do Paraná. Mostrou que apesar de sua condição, isso não o impediu de estudar em uma grande universidade. "Nunca deixe de lutar pelo sonho de vocês", comentou Victor.


O evento contou com a interpretação em libras de Carolina Barreto e foi finalizado com um sorteio de brindes, como livros e materiais didáticos oferecidos pelos parceiros do evento. 

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar