INCLUSÃO

“Praia acessível” garante lazer e inclusão no Camping

Projeto para pessoas com deficiência

“Praia acessível” garante lazer e inclusão no Camping Créditos pela imagem: TV TEM

Estão sendo disponibilizadas cadeiras anfíbias, iniciativa que faz parte do Projeto “Praia Acessível” desenvolvido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em convênio com o Governo Municipal que, neste ano, doou os equipamentos para o município.

O empréstimo da cadeira é gratuito e já estão disponíveis desde 2013 no Camping Municipal de Avaré. As cadeiras são destinadas as pessoas que possuem deficiências ou mobilidade reduzida. O objetivo do projeto é permitir que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tenham acesso a atividades de lazer, inclusive banho de represa, de forma mais segura.

A coordenadoria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ressalta “a iniciativa é voltada tanto para munícipes quanto para turistas. O Praia Acessível dá a oportunidade para todos usufruírem de um banho nas águas da represa Jurumirim. Esta parceria do estado e municípios torna a inclusão uma realidade”.

As cadeiras anfíbias são cadeiras de roda equipadas com pneus especiais, mais largos e adaptados à areia e foram desenvolvidas para boiar na água. Por isso, não afundam e são mais fáceis de manejar. Por serem mais altas, também permitem que o usuário entre na represa em uma profundidade segura. Os equipamentos permitem maior facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis. Os usuários também contam com guarda-sol e cintos de segurança.