Principal   Turismo

› CAIC

Aberto em 31 de maio de 2000, o Centro Avareense de Integração Cultural Djanira Motta e Silva (CAIC) fica em amplo bosque, onde está instalada a Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos. Com cerca de 25 mil volumes em seu acervo, a biblioteca é muito utlizada pela comunidade estudantil, pois nela também funciona um centro de informática de acesso gratuito à internet.

No mesmo lugar funciona o Memorial Djanira, inaugurado em 2008, que guarda peças e utensílios do ateliê da célebre pintora aavareense, além de seus documentos pessoais, roupas, livros e instrumentos musicais. Há também mostra permanente de algumas obras da artista plástica, como desenhos, óleos, serigrafias e xilogravuras.

Maior orgulho dos avareenses e dona de uma obra singular, marcada por paisaegns e cenas populares tratadas com grande despojamento lírico e sensibilidade, Djanira vem ganhando sempre mais a admiração e o respeito de seus conterrâneos.