Incêndio em barracão de reciclagem

Incêndio em barracão de reciclagem Créditos pela imagem: Divulgação

Quanto ao incêndio ocorrido na manhã deste sábado, 29, que destruiu boa parte de um imóvel que pertence a União e seguia sob a cessão de uso ao município (já vencida e em fase de renovação), a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, informa que o imóvel é utilizado por uma única família de coletores de reciclagem.

Há nove meses a Secretaria do Meio Ambiente tenta regularizar a utilização do prédio. Reiteradas notificações para desocupação foram feitas pela pasta e todas foram ignoradas pelo grupo que insistia em resistir as ordens.

Em março de 2018, uma eleição foi realizada para eleger a diretoria para uma associação de coletores que, até esta data, não conseguiu ter acesso ao imóvel, sendo impedida pelos ocupantes do prédio. A diretoria, assim que eleita, assumiu compromisso com a Secretaria do Meio Ambiente no sentido de promover todas as adequações necessárias para garantir a segurança física e sanitária do espaço.

Várias irregularidades foram constatadas nas fiscalizações feitas pela Prefeitura, especialmente, o acúmulo de material orgânico e sintético fora das normas de segurança, higiene e a ausência de dispositivos de prevenção e combate a incêndios. Problemas estruturais no prédio também foram apontados.

A partir da ocorrência desta manhã, a Prefeitura vai interditar o imóvel e iniciar uma apuração para conhecer as causas do incêndio e os possíveis responsáveis, sem prejuízo das investigações paralelas eventualmente iniciadas por outras autoridades competentes.

A Prefeitura deve definir, na próxima semana, em conjunto com os interessados, as providências a serem tomadas.