INCLUSÃO

Gestores se reúnem para criar Rede de Proteção a Pessoa com Deficiência

Gestores se reúnem para criar Rede de Proteção a Pessoa com Deficiência Créditos pela imagem: Divulgação

Na última terça-feira, 22, dirigentes de diversos setores da Administração Municipal e Estadual se reuniram para criação de uma Rede de Proteção a Pessoa com Deficiência. O encontro foi organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD) e pela Diretoria de Ensino.

Segundo os coordenadores do projeto, o objetivo é melhorar a oferta de serviços e facilitar a garantia da inclusão social, além da qualidade de vida desta comunidade. “Foi discutido a importância de se organizar a estrutura de cada órgão, setor e serviço, de modo a prestar um atendimento prioritário e especializado”.

A proposta é criar um cadastro identificando aos profissionais que atuam em cada órgão, para que possam servir de “referência”, de modo que sejam por todos conhecidos e possam ser acionados sempre que necessário. “Desta forma, serão definidos fluxos e protocolos de atendimento para organizar as diversas abordagens focadas na solução de problemas”, explicam os organizadores.

As reuniões serão realizadas periodicamente a fim de debater os casos mais complexos, ou aqueles que não puderam ser solucionados. Assim, será avaliado a razão de sua ineficácia e quais serão as próximas estratégias utilizadas.

No encontro, representantes das Secretarias da Saúde e Educação, Centrinho, Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), Fundação Padre Emílio Immoos, Associação Arco Íris, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA), Faculdade Sudoeste Paulista (FSP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) estiveram presentes.

A próxima reunião está marcada para acontecer em 21 de junho, na Diretoria de Ensino de Avaré.

Gestores da área e pessoas interessadas em participar da rede devem entrar em contato com a SMDPD.

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Rua Ceará, 1393